top of page

MINICURSOS

MINICURSO 01 (TARDE)
Ilustração em aquarela – bases para atividades didáticas e científicas.

Ministrante: Dra. Fernanda Dotti do Prado (Bióloga e Doutora em Genética)

Data: 3 de Setembro

Horário: 14h:00min

Vagas: 15

Local: Laboratório de Biologia

Resumo: Será abordada uma introdução ao desenho da natureza utilizando pintura em aquarela e posteriormente o curso será prático incluindo noções básicas do uso das tintas, sombra e luz e técnicas em aquarela (molhada, seca, manchas, entre outras). Além de uma pintura de observação e uma atividade envolvendo aquarela no ensino e divulgação científica. Serão discutidas aplicações deste estilo de arte no ensino de Biologia e Ciências como metodologia ativa em sala, na educação ambiental e na área de ilustração científica.

MINICURSO 02 (TARDE)
A botânica das exsicatas: Arte e ciência.

Ministrante: Gabriela Campos Melo da Cruz (bolsista PET) e Franciele Zanardo Bohm (Coordenadora PET - Plantas Medicinais)

Data: 3 de Setembro

Horário: 14h:00min

Vagas: 25

Local: Laboratório de Química

Resumo: Os participantes do aprenderão como fazer uma exsicata, desde o corte da planta, secagem e obtenção do exemplar. Noções de taxonomia botânica e hábito das plantas. Abordaremos a importância das exsicatas para as coleções botânicas. Importância de reconhecer uma espécie para o plantio, paisagismo, fins medicinais. Para além da ciência, as exsicatas podem ser utilizadas para compor obras de arte e cosméticos artesanais. As exsicatas contribuem para o incentivo à valorização das plantas e do meio ambiente.

MINICURSO 03 (NOITE)
Insetos-praga da agricultura e seus agentes biocontroladores.

Ministrante: Enrique Yamakawa e Fábio de Deus Oliveira Junior - Mestrandos em Biotecnologia Ambiental pela Universidade Estadual de Maringá – UEM Dr. Bruno Vinícius Daquila (orientador)

Data: 3 de Setembro

Horário: 19h:30min

Vagas: 10

Local: Laboratório de Biologia

Resumo: A agricultura enfrenta desafios como insetos-praga, doenças, degradação ambiental e resistência a agrotóxicos. Nesse cenário, o controle biológico surge como uma alternativa eficaz, sustentável e de menor impacto ambiental. No minicurso, traremos enfoque aos estresses bióticos, como causado pelos insetos-praga, que, ao se alimentar ou reproduzir nas plantas, causam danos significativos. O manejo biológico é uma ferramenta essencial para reduzir sua população de forma natural e equilibrada. Manejo integrado de pragas (MIP). O MIP integra diferentes formas de controle, priorizando práticas sustentáveis como o controle biológico, que reduz a dependência de produtos químicos e favorece o equilíbrio ecológico nas lavouras. No minicurso traremos práticas relacionado ao controle biológico natural e aplicado. Imagens em microscopia eletrônica, demonstrando danos relacionados aos microrganismos entomopatogênicos em hospedeiros.

MINICURSO 04 (NOITE)
Entomologia Forense e a sucessões de insetos na fauna cadavérica.

Ministrante: Vagner José Deves, Biólogo, Mestre e Doutorando em Biotecnologia Ambiental pela Universidade Estadual de Maringá - UEM Dr. Bruno Vinícius Daquila (orientador)

Data: 3 de Setembro

Horário: 19h:30min

Vagas: 10

Local: Laboratório de Química

Resumo: A entomologia forense é um dos ramos da Biologia que pode ser definida como a aplicação do estudo de insetos e outros artrópodes, em associação com procedimentos periciais. Tem como propósito descobrir informações relevantes para uma investigação criminal. Essa ciência vem ganhando importância e, quando bem aplicada, torna-se peça importante nas investigações policiais. É a ciência que trata da aplicação do estudo do comportamento de insetos e outros artrópodes associados a um cadáver humano. Nesse sentido, por meio dessa ciência é possível determinar a data da morte (tempo entre a morte e a data que o cadáver foi encontrado) o denominado intervalo pós morte (IPM). Se o corpo foi movido para um segundo local e se foi manipulado e possivelmente deduzir as circunstâncias que cercaram o fato antes ou depois do ocorrido.

MINICURSO 05 (NOITE)
O curioso mundo das aves

Ministrante: Dr. João Paulo Alves Pagotto (Biólogo e docente da Unespar)

Data: 3 de Setembro

Horário: 19h:30min

Vagas: 25

Local: Sala 48

Resumo: Aves representam um dos grupos taxonômicos mais diversos do Reino Animal, apresentando uma ampla variedade de espécies, com formas e modo de vidas que fazem do grupo um dos mais interessantes. Neste sentido, a apresentação de suas características a plateias compostas por alunos de graduação configura um modo bastante importante de contribuir para o aumento do interesse para o estudo do táxon e para formação de futuros profissionais nas áreas zoológicas e ambientais das Ciências Biológicas. O objetivo desta proposta é promover a execução de um minicurso na VII Jornada de Biologia da Universidade Estadual do Paraná, campus de Paranavaí-PR, em que serão abordados temas como: a descrição dos aspectos gerais da morfologia das aves, suas formas de alimentação, o padrão geral de distribuição no planeta e os tipos de hábitats que ocupam, além de abordar curiosidades relevantes sobre alguns grupos e espécies que vivem nos mais diversos ambientes naturais e nas cidades. O conteúdo será exposto de forma teórica em sala de aula do referido campus universitário, utilizando um datashow para apresentação de slides e quadro negro para algumas explicações complementares. Dessa forma, espera-se que os alunos possam ter acesso a aspectos teóricos sobre o grupo, de modo a promover uma abordagem complementar ao conteúdo visto na grade curricular convencional do curso. Portanto, a presente proposta pode representar um importante complemento na formação universitárias de alunos do curso de graduação em Ciências Biológicas.

MINICURSO 06 (NOITE)
Licenciamento Ambiental na Prática: Legislação, Plataformas e Exigências.

Ministrante: Cristina Soares da Silva (Bióloga e Diretora da Sirius Soluções Ambientais)

Data: 3 de Setembro

Horário: 19h:30min

Vagas: 25

Local: Sala 50

Resumo: O minicurso tem como objetivo apresentar de forma prática e aplicada o processo de Licenciamento Ambiental, abordando conceitos fundamentais, etapas, legislações vigentes e exigências para diferentes atividades. Serão explorados os principais tipos de licenças (LP, LI e LO), bem como o funcionamento de plataformas digitais, como o Sistema de Gestão Ambiental (SGA/DEA – IAT), além de documentos obrigatórios, como Declaração de Emissões Atmosféricas (DEA), Relatório de Atividades Potencialmente Poluidoras (RAPP – IBAMA) e Outorga de Uso da Água.  O conteúdo será direcionado para que os participantes compreendam como funciona a atuação do profissional biólogo na consultoria ambiental, quais são os principais desafios e como contribuir na regularização ambiental de empresas e empreendimentos.

MINICURSO 07 (NOITE)
Desequilíbrio Ambiental e suas consequências para o Metabolismo Vegetal

Ministrante: Ana Paula da Silva Mendonça, Cinthia Martins Corbetta e Jean Jhonatan Seco da Silva (Biólogos e Doutorandos em Ciências Biológicas - UEM)

Data: 3 de Setembro

Horário: 19h:30min

Vagas: 10

Local: Laboratório de Pesquisa e Análise

Resumo: O minicurso “Desequilíbrio Ambiental e suas consequências para o Metabolismo Vegetal” tem como objetivo explorar os efeitos de diferentes tipos de estresses abióticos sobre o crescimento e metabolismo de plantas, com ênfase especial nas culturas de milho (Zea mays). Durante o curso, serão abordados três tipos principais de estresses ambientais: estresse térmico, estresse luminoso e estresse nutricional (excesso e déficit). Além disso, os participantes irão compreender como esses fatores afetam as características morfológicas das plantas e provocam alterações no sistema antioxidante, analisando a atividade das enzimas superóxido dismutase (SOD) e peroxidase (POD). Na parte teórica, os participantes serão introduzidos ao conceito de estresses abióticos, compreendendo suas causas. Discutiremos como temperaturas extremas (calor ou frio), variações na disponibilidade de luz e deficiências nutricionais afetam o crescimento, a fotossíntese, a integridade celular e o metabolismo das plantas.​​

MINICURSO 08 (NOITE)
Mudanças globais à espreita: Estratégias para sair da inanição

Ministrante: Dr. Adalberto Ferdnando Inocêncio (UTFPR - campus Dois Vizinhos)

Data: 3 de Setembro

Horário: 19h:30min

Vagas: 25

Local: Miniauditório

Resumo: Mudanças globais à espreita: Estratégias para sair da inanição. Os participantes do minicurso Mudanças Climáticas Globais à espreita: estratégias para sair da inanição conhecerão as principais formas de comunicação acerca do fenômeno mudanças climáticas, pela mídia hegemônica e alternativa. Em consonância a elas, problematizaremos essas formas de comunicação explorando formas mais eficazes, que não levem ao que vem sendo nomeado por ansiedade climática. Estudos indicam que dependendo da forma com que esse fenômeno é abordado, tem o efeito de levar parte considerável da população a não se sentir parte do problema, terceirizando o problema. Diversos estudos indicam que essa via é bastante perigosa, de forma que os efeitos das mudanças climáticas se agravarão à medida que parte da população não tenha aderência ao problema. Instrumentalizar-se-á os cursistas a criarem formas de comunicação mais estratégicas acerca desta problemática.

bottom of page